Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Trade no Tesouro direto





A renda passiva é algo maravilhoso e existem os perfis de investidor de trader ( comprar e vender e ganhar na variação de preço) e o holder (que mantém consigo os papéis). Mas trade se faz essencialmente com ações. 

Tenho visto em muitos fóruns de discussão e em chats sobre investimentos a moda de se fazer trade com tesouro direto. Há até cursos para isso.Eu sinceramente acho que esses cursos uma grande perda de tempo e dinheiro. Veja: Você já sai perdendo com o spread ( diferença de preço entre compra e venda no próprio tesouro), paga taxa de administração um ano adiantado, paga maiores alíquotas de imposto de renda, e perde os juros compostos do longo prazo. E depois vai vender pra comprar o que no lugar? Se comprou e por uma boa taxa de juros, nem vai aproveita-la? Vai vender uma NTN-B valorizada e recomprar a mesma NTN-B mais cara, que estará pagando uma taxa de juros menor? Olha, pra mim não faz o menor sentido. Mas cada um faz o que quer com seu dinheiro, só acho que o governo e os bancos já estão muito ricos. Se quiser fazer caridade é melhor ajudar os pobres. 

Vejo também o pessoal fissurado em pequenas variações diárias de taxas pagas pelos títulos do governo brasileiro. Concordo que qualquer décimo de ponto percentual faz diferença em 20 anos por causa dos juros compostos. Ocorre que que muitos ficam obcecados em conseguir boas taxas na renda fixa ou mesmo em ações, e acabam prejudicando o estudo e trabalho que geram a verdadeira renda. E o trabalho que falo pode ser também no seu próprio negócio. Os "taxeiros" jamais irão superar aqueles que se dedicam ao trabalho e aportam mais. No tesouro direto faço assim: assim que recebo o dinheiro, uma vez por mês vou lá e compro. E tem que ser para carregar até o vencimento. Se for pra ficar girando, é só pra pagar mais impostos, corretagem, taxas, e perder a maravilha dos juros compostos! 

Penso que que faz muito pouca diferença essas pequenas variações de taxa no tesouro. Quem pensa no longo prazo tem que ir comprando sempre, levar até o vencimento e gastar o tempo no que realmente traz grana: trabalho. E o fundamental é planejamento para que você consiga carregar o título até o vencimento, a não ser em casos de força maior. Abraço!

"Um tolo acha que ele é sábio, mas o homem sábio sabe que é um tolo."


William Shakespeare

2 comentários:

  1. Acho que o momento bom já passou. Quando a taxa da NTNB bateu 7.8 foi a melhor compra. Dei até um call no meu blog, agora tô fora.

    Qd puder me adiciona aí.

    http://abacusliquid.com/td

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Uó, obrigado pela visita, há tempos acompanho seu blog!Já está adicionado. É verdade, houve boas oportunidades no tesouro, pena que tive pouca coragem de aportar forte na 2035 na época, sou conservador demais... abraço

    ResponderExcluir